domingo, 29 de janeiro de 2012

Gerhart Hauptmann


Gerhart Johann Robert Hauptmann (Szczawno-Zdrój, Silésia, 15 de novembro de 1862Jelenia Góra, 6 de junho de 1946) foi um romancista e dramaturgo alemão.
Laureado com o Nobel de Literatura de 1912, foi um dos responsáveis pela introdução das tendências naturalistas no teatro alemão, cujas peças evoluíram posteriormente para um complexo simbolismo metafísico e religioso.

Escritor, dramaturgo e poeta alemão (15/11/1862-6/6/1946), nascido Johann Robert Gerhart Hauptmann, na cidade de Bad Salzbrunn, na Silésia. Estuda escultura em Breslau entre 1880 e 1882, depois ciências e filosofia na Universidade de Jena (1882-1883). O naturalismo, a luta de classes, ladrões sagazes e magistrados insapientes, à arrogância das autoridades prussianas etc, caracterizadas por um tom satírico foram a marca registrada de suas peças. Na virada do século começou a escrever peças poético-simbólicas, que não resistiram ao tempo. No romance Emanuel Quint der Narr in Christo (1910) mostrou como o evangelho seria recebido, se Cristo surgisse novamente no mundo.
Trabalha como escultor em Roma (1883-1884). Por volta de 1885 muda-se para Erkner, perto de Berlim, onde se dedica à literatura, mesmo ano em que se casa com Marie Thienemann. Nesse período faz parte de grupos de cientistas, filósofos e escritores de vanguarda interessados no Naturalismo e em ideias socialistas.
Sua primeira peça, Antes da Aurora (1889), é um drama naturalista sobre as condições de vida numa aldeia silesiana em plena era da industrialização. A obra causa escândalo pelo conteúdo realista. Em 1891 escreve Homens Solitários e, no ano seguinte, Os Tecelões, considerada sua obra-prima, na qual narra uma revolta frustrada de tecelões.
Em 1900 abandona o estilo naturalista, muda-se para Agnetendorf e começa a produzir peças poético-simbólicas. Divorcia-se em 1904 e, no mesmo ano, casa-se com a atriz e violinista Margarete Marschalk. Desse período destaca-se Emanuel Quint, o Louco em Cristo (1910). Recebe o Prêmio Nobel de Literatura em 1912. Escreve ainda O Herege de Soana (1918), Dorothea Angermann (1926) e Die Atriden-Tetralogie (1941-1948), obra na qual expressa, por meio de trágicos mitos gregos, os horrores de seu tempo e a desilusão com o mundo do pós-guerra.
Autor também de Kollege Crampton (1892), A Ascensão de Hanele (1893), Florian Geyer (1895), Os Sinos Submersos (1896), O Pobre Heinrich (1902), A Pipa Dança (1906), Ratos (1911). Morre em Agnentendorf. 

Durante o regime nazi, Hauptmann foi galardoado com o Prémio Schiller mas foi impedido pelo regime de o receber.
A sua peça Vor Sonnenaufgang (Antes do Amanhecer, 1889) tornou-se surpreendentemente um êxito, embora tenha chocado o público do teatro pelo seu violento realismo. Die Weber (1892), outra das suas peças, tem por tema uma revolta contra a Revolução Industrial e foi considerada a mais bem sucedida.
Ganhou o prémio Nobel da Literatura em 1912

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