sábado, 3 de novembro de 2012

Performance e artes performativas


O termo artes performativas surge na década de 60 nos Estados Unidos. Foi originalmente usado para descrever qualquer evento artístico ao vivo incluía poetas, músicos, cineastas, etc - além de artistas visuais

A performance é uma cultura orgânica no espaço, que só pode ser aprendida no espaço. A vida como a performance é a espacialização do pensamento, ideias, corpos, desejos. Antonin Artaud no texto sobre Les Tarahumaras, afirmava que o teatro como a performance "é uma arte do espaço e é pesando sobre os quatro pontos do espaço que ele arrisca-se a toca a vida. É nesse espaço habitado pelo teatro que as coisas encontram suas figuras, e, sob as figuras, o rumor da vida". A vida como o teatro e a performance, precisam do espaço para concretiza a afirmação do homem com seus hábitos e pensamentos. O corpo é o veículo dessa concretização, que vai do corpo vazio para as formas em presentações performativas, em civilizações e em pensamentos. A encenação de uma peça de teatro ou de um filme não é somente uma atividade artística. Ela é um processo geral atendendo todos os campos antropológicos, que constrói as operações sobre os corpos sociais e orgânicos da sociedade. O performativo como a encenação são meios concretos que a sociedade se apropria para expressar o seus corpos no cotidiano e no social.
O performer foge a regra da manipulação do estado, criando um mundo próprio e uma personalidade própria. Ao presentar sua performance em dança, instalação ou em rituais de Candomblé e carnaval, o performer cria um tensão energética com seu corpo. Esse corpo pode ser visto dentro de um conceito antropológico propostos por Barba e Grotowski nos manifestos de antropologia teatral. Grotowski criou o neologismo de "performer" e depois abandonou por atuante. Segundo Jean Bazin, o homem deve ser estudado pelo ato como ele faz suas ações, e não como eles são. Como ele faz sua comida, sua dança, suas cerimônias, seus processos criativos. Não devemos julgar ou analisar um determinado grupo ou indivíduo pelo que eles são, mas sim como eles agem ou fazem sua ações no tempo e no espaço social, individual e privado.

Sub-sectores das Artes Performativas


Sem comentários:

Enviar um comentário