sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Mundo Maravilha, no Teatro Maria Matos


Queridos amigos,
Estreamos hoje Mundo Maravilha, no Teatro Maria Matos. 
De 4ª a Domingo, até 17 de Novembro, este será um espectáculo à deriva, feito dos fragmentos de uma viagme náutica realizada por artistas portugueses e brasileiros.

Mundo Maravilha é fruto da colaboração do Mundo Perfeito com a companhia brasileira Foguetes Maravilha e foi desenvolvido em residência artística no Alkantara, em Lisboa, e n'O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo. Ainda em 2012, o espectáculo fará digressão em Portugal e, em 2013, fará digressão internacional, com datas já agendadas para o Brasil e a Noruega. 

Até breve,
a equipa do Mundo Perfeito
Visite-nos em www.mundoperfeito.pt ou no facebook em
O Mundo Perfeito é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretariado de Estado da Cultura/DGArtes, associada a O Espaço do Tempo e residente no Alkantara.  

MUNDO MARAVILHA

Quando  a companhia Mundo Perfeito e o grupo Foguetes Maravilha decidiram embarcar numa colaboração artística, juntando artistas portugueses e brasileiros, surgiu a ideia de construir todo o espectáculo a bordo de um barco. O ponto de partida era passarmos várias semanas num barco a escrever, ensaiar e discutir. Estávamos fascinados pela coincidência entre a viagem náutica e o processo criativo: estaríamos à deriva, procurando permanentemente o caminho, nunca saindo do mesmo lugar e, simultaneamente, chegando sempre a um lugar novo. Planeámos os ensaios de modo a poder criar a peça enquanto fazíamos uma travessia do oceano Atlântico a bordo de um pequeno veleiro que baptizámos de Mundo Maravilha. Foram meses de rigorosa preparação, procura de financiamento, treino físico e psicológico. Dissemos adeus a todos os que amamos numa grande festa de despedida, prometendo que nos reencontraríamos na estreia do espectáculo, a 2 de Novembro no Teatro Maria Matos.  

Há cerca de um mês, o Mundo Maravilha zarpou do cais, rumo ao seu destino artístico. Foi uma aventura linda e teria dado um excelente espectáculo se, depois de  quatro semanas à deriva, não tivéssemos naufragado e morrido todos.

Estreia: 2 de Novembro de 2012 no Teatro Maria Matos, em Lisboa
2-17 de Novembro de 2012, Teatro Maria Matos, Lisboa. 
23 de Novembro de 2012, Espaço ASA,  Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura
24 de Novembro de 2012, O Espaço do Tempo, Montemor-o-Novo
Março, Abril de 2013 – Espaço Sérgio Porto, Rio de Janeiro, Brasil, entre outros.
Outubro de 2013, BIT – Teatergarasjen, Bergen, Noruega


Ficha Artística

Co-criação e interpretação: Alex Cassal, Cláudia Gaiolas, Felipe Rocha, Paula Diogo, Renato Linhares, Stella Rabello, Tiago Rodrigues e outro artista a definir
Desenpho de luz e apoio técnico: André Calado
Direcção de produção e fotografia: Magda Bizarro
Assistência de produção: Rita Mendes
Imagem de cartaz: Afonso Cruz
Produção: Mundo Perfeito
Residências artísticas: O Espaço do Tempo e alkantara
Co-produção:  Maria Matos Teatro Municipal (PT), BIT- Teatergarasjen (NO),
Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (PT) e O Espaço do tempo (PT).
Apoio: Festival Materiais Diversos
Apoio à divulgação: CP, Metropolitano de Lisboa, Câmara Municipal de Loures e Câmara Municipal de Sintra.
Uma co-produção House on Fire com o apoio do programa Cultura da União Europeia
Uma coprodução HOUSE on FIRE com o apoio do Programa Cultura da União Europeia
O Mundo Perfeito é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal/Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes, residente no Alkantara e associada a O Espaço do Tempo


MUNDO PERFEITO
O Mundo Perfeito tem combatido as forças do mal desde 2003, ano em que nasceu na cozinha de um T2 na Amadora. O seu nome traduz a ironia dum olhar crítico sobre o presente e o idealismo dum olhar optimista face ao futuro. É também um nome que faz as pessoas sorrir, seja por que razão for.Organizado em volta do trabalho artístico de Tiago Rodrigues, que partilha a direcção com Magda Bizarro, o Mundo Perfeito é reconhecido pela qualidade do seu trabalho, por uma actividade intensa e pela permanente tentativa de inovar e de se reinventar. 
Além de produzir o trabalho artístico de Tiago Rodrigues, esta pequena estrutura destaca-se também pelo trabalho com autores e no campo da nova dramaturgia, tal como pelo espírito de colaboração com artistas nacionais e internacionais. No plano da dramaturgia, o Mundo Perfeito organizou o projecto “Urgências”, que deu origem a três espectáculos e levou à cena mais de duas dezenas de peças de dramaturgos portugueses.  Recentemente, em "Hotel Lutécia", Tiago Rodrigues dirigiu textos de alguns dos mais importantes novos autores portugueses a par de textos inéditos decriadores internacionais como Tim Etchells ou Nature Theatre of Oklahoma. Ainda nível da colaboração com artistas internacionais, destacam-se as criações “Berenice”, em coprodução com a companhia belga tg STAN, “Yesterday’s Man”, de Tiago Rodrigues com os artistas libaneses Tony Chakar e Rabih Mroué, e o projecto  "Estúdios", que desde 2008 tem dado origem a vários espectáculos, promovendo a colaboração de artistas portugueses com criadores norte-americanos,  holandeses,  belgas, croatas, franceses, escoceses, congoleses e brasileiros. Contando com mais de duas dezenas de produções, o Mundo Perfeito já apresentou os seus trabalhos em teatros e festivais em vários países como Portugal, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha, Eslovénia, Suíça, Líbano, Brasil, Itália, Bélgica e Holanda.  Nos últimos anos, o Mundo Perfeito tem apostado no trabalho de alguns jovens criadores e continuará a produzir artistas emergentes. Entre os trabalhos mais recentes produzidos pelo Mundo Perfeito, destacam-se “Se uma janela se abrisse” (nomeado para o prémio de Melhor Espectáculo de 2010 pela SPA), “Hotel Lutécia”, “Tristeza e alegria na vida das girafas” e “Três dedos abaixo do joelho”, exemplos de uma busca permanente de novas formas de combater as forças do mal. 

O Mundo Perfeito é uma estrutura financiada por Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura | DGArtes – Direção-Geral das Artes residente no alkantara e associada a O Espaço do Tempo





Sem comentários:

Enviar um comentário