sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Artaud, vida e obra

Antoine Marie Joseph Artaud, conhecido como Antonin Artaud (Marselha, 4 de setembro de 1896 — Paris em 4 de março de 1948) foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês de aspirações anarquistas. Ligado fortemente ao surrealismo, foi expulso do movimento por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra O Teatro e seu Duplo é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.

Biografia e carreira

Em 1937, Antonin Artaud, devido a um incidente, é tido como louco. Internado em vários manicômios franceses, cujos tratamentos são hoje duvidosos, ele é transferido após seis anos para o hospital psiquiátrico de Rodez, onde permanece ainda três anos.

Em Rodez, Artaud estabelece com o Dr. Ferdière, médico-responsável do manicômio, uma intensa correspondência. Uma relação ambígua se estabelece entre os dois: o médico reconhece o valor do poeta e o incentiva a retomar a atividade literária mas, julgando a poesia e o comportamento de seu paciente muito delirante, ele o submete a tratamentos de eletrochoque que prejudicam sua memória, seu corpo e seu pensamento.

Existe aqui um afrontamento entre dois mundos, o da medicina e razão social e o do poeta cuja razão ultrapassa a lógica normal do “homem saudável”.

As cartas escritas de Rodez são para Artaud um recurso para não perder sua lucidez. Elas revelam um homem em terrível estado de sofrimento, nos falando de sua dor através de uma escritura mais íntima e mais espontânea. São os diálogos de um desesperado com seu médico e através dele com toda a sociedade.

“Não quero que ninguém ignore meus gritos de dor e quero que eles sejam ouvidos”.

Obras
Para Artaud, o teatro é o lugar privilegiado de uma germinação de formas que refazem o ato criador, formas capazes de dirigir ou derivar forças.

Em 1935 Artaud conclui o "Teatro e seu Duplo" (Le Théâtre et son Double), um dos livros mais influentes do teatro deste século. Na sua obra ele expõe o grito, a respiração e o corpo do homem como lugar primordial do ato teatral, denuncia o teatro digestivo e rejeita a supremacia da palavra. Esse era o Teatro da Crueldade de Artaud, onde não haveria nenhuma distância entre ator e platéia, todos seriam atores e todos fariam parte do processo, ao mesmo tempo.

Em Rodez, além de suas cartas (lettres au docteur Ferdière) ele elabora uma prática vocal, apurada dia a dia, associada à manifestações mágicas. A voz bate, cava, espeta, treme, a palavra toma uma dimensão material, ela é gesto e ato.

Artaud volta a Paris em 1946, onde dois anos depois é encontrado morto em seu quarto no hospício do bairro de Ivry-sur-Seine. Neste período, além de uma importante produção literária ele desenha, prepara conferências e realiza a emissão radiofônica "Para acabar com o juízo de Deus" (Pour en finir avec le jugement de dieu), onde sua vontade expressiva se alia a um formalismo cuidadoso.

Se nos anos 30 o teatro para Artaud é “o lugar onde se refaz a vida”, depois de Rodez ele é essencialmente o lugar onde se refaz o corpo. O “corpo sem órgãos” é o nome deste corpo refeito e reorganizado que uma vez libertado de seus automatismos se abre para “dançar ao inverso”.

“A questão que se coloca é de permitir que o teatro reencontre sua verdadeira linguagem, linguagem espacial, linguagem de gestos, de atitudes, de expressões e de mímica, linguagem de gritos e onomatopéias, linguagem sonora, onde todos os elementos objetivos se transformam em sinais, sejam visuais, sejam sonoros, mas que terão tanta importância intelectual e de significados sensíveis quanto a linguagem de palavras.”

O seu trabalho ainda inclui, ensaios e roteiros de cinema, pintura e literatura, diversas peças de teatro, inclusive uma ópera, notas e manifestos polêmicos sobre teatro, ensaios sobre o ritual do cacto mexicano peyote entre os índios Tarahumara (Les Tarahumaras), aparições como ator em dois grandes filmes e outros menores.

Artaud escreveu: "Não se trata de assassinar o público com preocupações cósmicas transcendentes. O fato de existirem chaves profundas do pensamento e da ação segundo as quais todo espetáculo é lido é coisa que não diz respeito ao espectador em geral, que não se interessa por isso. Mas de todo o modo é preciso que essas chaves estejam aí, e isso nos diz respeito" - em Teatro e seu duplo.

Se considerava um poeta, mas não no sentido usual, pois ele acreditava que alguém se definia como poeta ou não na própria vida, não precisando escrever um poema sequer. Apesar de haver escrito poemas no início da carreira, conforme o autor poemas simbolistas, queimou-os todos, e não temos idéia de como seriam estes poemas. No entanto, textos posteriores como "Para acabar com o julgamento de Deus" (1948), metafóricos e repletos de experimentação linguística, podem muito bem se enquadrar na categoria de 'poesia' em prosa.

Publicações
 Linguagem e Vida. SP: Perspectiva, 2011
 Eu, Antonin Artaud. SP: Assirio Alvim, 2007
 O Teatro e seu Duplo. SP: Martins Editora, 2006
 Frances « Tric Trac du Ciel », Paris, Simon, s.d., 1923
 « L'Ombilic des limbes », Gallimard, NRF, Paris, 1925
 « Le Pèse-nerfs », Leibovitz, Paris, 1925
 « L'Art et la mort », Denoël, Paris, 1929
 « Le Moine, de Lewis », Paris, 1931
 « Héliogabale ou l'anarchiste couronné », Denoël & Steele, Paris, 1934
 « Les Nouvelles révélations de l'être », Denoël, Paris, 1937
 « Le Théâtre et son double », Gallimard, Paris, 1938
 « D'un voyage au pays des Tarahumaras », Édiçaõ da revista Fontaine, Paris, 1945
 « Van Gogh le suicidé de la société », K , Paris, 1947
 « Artaud le Mômo », Bordas, Paris, 1947
 « Ci-Gît précédé de La culture indienne », K , Paris, 1947
 « Pour en finir avec le jugement de Dieu », K , Paris, 1948
 « Les Cenci », in « Œuvres complètes », Gallimard, La Pléiade, 1964
 Van Gogh, le suicidé de la société, programa de rádio, INA, André Dimanche Editeur, 1995.
 « 50 dessins pour assassiner la magie », Gallimard, Paris, 2004
 « Artaud Œuvres », coleção "Quarto", Gallimard, Paris, 2004
 « Cahier d'Ivry, janeiro 1948 », fac-simile, Gallimard, Paris, 2006

As obras completas de Artaud, em francês, tem 28 tomos, editados pela Gallimard.
Documentos sonoros
 Veja no Youtube: Le rite du Peyot chez les Tarahumaras francês}}
 Trecho de Pour en finir avec le jugement de dieu
 Integral de Pour en finir avec le jugement de dieu, em 10 partes
 Trecho de « Van Gogh, le suicidé de la société » (mp3).
 Van Gogh, le suicidé de la société, émission radiophonique, INA, André Dimanche Éditeur, 1995.
 Pour en finir avec le jugement de Dieu, Sub Rosa, 1995 / INA et André Dimanche Éditeur, 1995
 Pour en finir avec le jugement de Dieu, intégralité de l'émission et remix par Marc Chalosse, Artaud Remix, préface de Marc Dachy, France Culture, collection Signature, 2001

Documentos audiovisuais
(em francês)
 « La Coquille et le Clergyman »
 « Un siècle d'écrivains » (Francês 2000)

 Livros sobre Artaud
 Arantes, Urias. Artaud - Teatro e Cultura. SP: UNICAMP, 1988
 Felicio, Vera. A Procura da Lucides em Artaud. SP: Perspectiva, 1996
 Virmaux, Alain. Artaud e o Teatro. SP: Perspectiva, 2000
 Francês Bonneton, André. Le naufrage prophétique d'Antonin Artaud, Lefebvre Editeur, Paris 1961.
 Cazier, Jean-Philippe. "Antonin Artaud" in Aux sources de la pensée de Gilles Deleuze, Editions Sils Maria/Vrin, 2005.
 Denys, Raphaël. Le testament d'Artaud, Gallimard, 2005.
 Grossman, Evelyne. Artaud, l’aliéné authentique, Farrago / Léo Scheer, Tours, 2003.
 Mèredieu, Florence de. "C'était Antonin Artaud", Biographie. Fayard, 2006.
 Nicaise, Christian. Antonin Artaud : Les Livres, L'Instant perpétuel, Rouen, 2003. ISBN 2-905598-79-4
 Nin, Anaïs, « "Je suis le plus malade des surréalistes" - Nouvelle où Antonin Artaud apparaît sous les traits du personnage Pierre », dans La Cloche de verre.
 Prevel, Jacques. En compagnie d'Antonin Artaud, suivi de Poèmes. Flammarion, 1994.

Filmografia
 « Fait divers », Claude Autant-Lara, 1924
 « Surcouf, le roi des corsaire » de Luitz-Morat, 1925
 « Graziella », Marcel Vandal, 1926.
 « Le Juif errant, Luitz-Morat, 1926, personagem Gringalet
 « Napoléon », Abel Gance, 1927, personagem Marat
 « La Passion de Jeanne d'Arc », Carl Theodor Dreyer, 1927, personagem Massieu
 « Verdun, visions d'histoire », Léon Poirier, 1927
 « La Coquille et le clergyman », Germaine Dulac, 1928, com Génica Athanasiou
 « L'Argent », Marcel L'Herbier, 1928, personagem Mazaud
 « Tarakanova », Raymond Bernard, 1929, personagem um jovem boêmio
 « La Femme d'une nuit », Marcel L'Herbier, 1930,personagem Jaroslav .
 « L'Opéra de quat'sous », Georg Wilhelm Pabst, 1930, versão francesa, personagem um mendigo aprendiz
 « Faubourg Montmartre », Raymond Bernard, 1931, personagem Follestat
 « Les Croix de bois », Raymond Bernard, 1931, personagem Vieublé
 « Coup de feu à l'aube », Serge de Poligny, 1932, personagem um chefe de bandidos
 « Mater dolorosa », Abel Gance, versão falada, 1932
 « Liliom », Fritz Lang, 1933.
 « Lucrèce Borgia », Abel Gance, 1935, personagem Savonarole
 « Koenigsmark », Maurice Tourneur, 1935.
 sobre Artaud Antonin Artaud - Réalisateur : Labarthe André S. - Prod. : A.M.I.P. / France 3 - Marque : DOC & Co. (disponible en médiathèque. Documentaire qui présente le « théâtre cruel de la vie d'Antonin et célèbre le poète, révolutionnaire de l'art et de la vie. »)
 En compagnie d'Antonin Artaud (1993) - Réalisateur : Gérard Mordillat.

Ver também
 Surrealismo

Ligações externas
(em espanhol)
(em francês)
(em inglês)

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