A Arte do Actor - Ao caracterizar a arte do actor hoje, em toda a sua diversidade, este livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dell'arte e à cena romântica, embora o seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 50, com o pós-guerra. O universo do palco hoje é influenciado por vários factores que não pertencem à esfera do teatro. Introduzidos pelo cinema ou pela televisão – como o close, por exemplo – ou mesmo pelas descobertas da psicanálise, estes factores também são analisados.
Ao falar do actor de hoje, evocando o intérprete de ontem, Jean-Jacques Roubine começa a formar neste trabalho a silhueta do actor de amanhã.
A Linguagem da Encenação Teatral - Este estudo da evolução das artes cénicas oferece uma visão panorâmica do teatro moderno sem privilegiar escolas ou encenadores. Depois de definir o âmbito das atividades do encenador, o autor analisa a evolução do texto dramático, do espaço cénico, da ambientação visual e sonora e do conceito de actor – tudo à luz do trabalho e dos escritos de destacados encenadores, como Artaud, Craig, Stanislavski, Grotowski e Brecht, entre vários outros que contribuíram para a renovação dos recursos e conceitos cênicos. Obra sempre recomendada pelo saudoso Yan Michalski, que a traduziu e apresentou.
Introdução às Grandes Teorias do Teatro – Esta obra é uma introdução às doutrinas que fizeram escola e mobilizaram gerações de autores e às principais teorias (do texto, da escrita dramática e da representação) nas quais o teatro moderno se baseou para sua legitimação e transformação.
Jean-Jacques Roubine trata dos pontos importantes da Poética de Aristóteles, tão estudada pelos teóricos do século XVII, passando ao progresso da dramaturgia e da representação explorado no século seguinte e à preocupação com o realismo e a representação verídica da história. Ele também aborda o que chama de "as seis tentações do teatro", relacionadas ao papel do diretor, à força do texto, às formas dramática e épica, ao sonho litúrgico, às exigências da arte e à reteatralização do teatro.
Para os leitores que desejam ir além dessa introdução, o autor dispõe sugestões de leitura para cada tema e uma minuciosa cronologia de obras e eventos desde o século XV. Ao discutir um teatro que permanece vivo, com uma produção ininterrupta desde o século XVII, o livro é essencial tanto para estudantes de artes dramáticas e literatura como para todos aqueles que têm interesse pelo palco.
http://ciaminhanossa.blogspot.com/2010/10/linguagem-da-encenacao-teatral-jean.html
http://pt.scribd.com/doc/23619844/Jean-Jacques-Roubine-A-Arte-do-Ator
Sem comentários:
Enviar um comentário