terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Conferência sobre Teatro em Portugal - Canadá 2009


Os caminhos do teatro português e as suas (re)vivências na cidade de Toronto foram os temas da conferência de Aida Jordão Theatre in Portugal and the Bumpy, Bilingual Road to Luso-Canadian Drama, realizada a 30 de Abril na Universidade de York, em Toronto.

Aida Jordão
Aida Jordão
Aida Jordão em Sobre a Morte de Inês de Castro, Toronto, 2008
Aida Jordão é uma dramaturga, encenadora e actriz que tem dedicado a sua vida profissional ao teatro popular, feminista e luso-canadiano. Além do seu trabalho com grupos de teatros de Toronto, tais como Nightwood Theatre, the Company of Sirens, Theatre Passe Muraille, Factory Theatre, e Clay and Paper Theatre, colaborou também em Portugal com o Teatro O Bando, com o Teatro Teyocoyani na Nicaragua e o Teatro Escambray em Cuba.


No âmbito do Teatro dos Oprimidos, Aida Jordão tem desenvolvido projectos com grupos comunitários.

Foi ainda professora nas aulas de cultura portuguesa na Universidade de York. Possui o Mestrado do Graduate Centre for Study of Drama, da Universidade de Toronto, onde presentemente faz o Doutoramento.
Na conferência, Aida Jordão começou por apresentar uma panorâmica geral de alguns dramaturgos, actores e companhias de teatro portugueses.
Entre referências a Gil Vicente, Almeida Garrett, Amélia Rey Colaço e o conceito de um teatro nacional, Aida Jordão frisou também a importância da criação colectiva pós 25 de Abril na Comuna, na Barraca e no grupo onde trabalhou como actriz, o Teatro o Bando.



Aida Jordão

Aida Jordão
Aida Jordão em Sobre a Morte de Inês de Castro, 
Toronto, 2008
Aida Jordão explicou também o seu próprio percurso como dramaturga, encenadora e actriz, quer junto do público português, quer junto do público canadiano.


Aida Jordão
Aida Jordão
Debbie Pacheco, Aida Jordão em As Vizinhas da Minha Tia, Macau, 2007
No Canadá, a Dra. Aida Jordão tem desenvolvido um trabalho criativo inovador, bem patente nas suas peças feministas e bilingues Funeral em Branco, As Vizinhas da Minha Tia, e Las Pasionarias.




Presentemente, no âmbito da tese de doutoramento, tem-se dedicado ao estudo da representação teatral da história de Inês de Castro com a montagem dos monólogos Sobre a Morte de Inês de Castro e Como Ela Morre.

A conferência terminou com a representação de alguns excertos das peças bilingues da autoria de Aida Jordão, Funeral em Branco, As Vizinhas da Minha Tia, por parte de alunos de Língua Portuguesa da Universidade de York e de outros interessados presentes.

07/05/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário